Na noite desta quarta-feira (27), a equipe do Jornal 100.5 Noticias, através da Yalorixá Izabel de Acorodan, mais conhecida como “A cigana do Marcus Moura”, deslocou-se até a cidade Bayeux, para ouvir e entrevistar umas das pessoas mais polêmicas da Paraíba.
Conhecido como o único “Bruxo” do Estado, traz consigo uma forma expressiva de sua Religião.
O “Bruxo Vamberto” como é conhecido pelos amigos, filhos e clientes, reside no Bairro do Alto da Boa vista, e tem sua casa de atendimento há mais de 20 anos localizada no mesmo endereço.
Em suas palavras, comentou que “hoje vivemos numa ditadura evangélica, onde as outras religiões acabam se sentindo um pouco abafada, pelo fato de não haver um espaço na mídia para que, a Jurema, Candomblé e as outras religiões possam mostras suas etnias”.
A bruxaria praticada pelo mesmo significa à arte de transformar a “Magia” em boas ações para aqueles que à procuram.
Fora o trabalho Espiritual que exerce, também existe um amplo trabalho Social junto a Comunidade, uma das atividades mais praticadas pelo “Bruxo” é a doação de Cestas Básicas as comunidades menos favorecidas daquela região.
Hoje ele conta com aproximadamente 70 filhos de Santo (pessoas que afirmam seguir a religião e aceitam praticar atividade da casa do Pai de Santo), nos cultos realizados semanalmente cerca de 100 pessoas visitam sua casa para observar e participar das atividades que ali são realizadas.
Segundo a opinião da Yalorixá Izabel que participou da entrevista, o “Bruxo Vamberto" é considerado uma pessoa culta e responsável em suas atividades religiosas, pois ele também é um dos mais importantes Pais Juremeiros da Paraíba. A Jurema tem como tradição cultuar as forças da natureza, como a água, o ar, os ventos e as arvores, Buscando sempre a proteção do meio ambiente, pois, é da natureza que vem a força da vida.
Em suas palavras finais, o “Bruxo”, afirma que a FÉ, não escolhe religião, Sendo assim o segredo do sucesso da conquista para toda à humanidade.
O jornal 100.5 Noticias abre um espaço para as pessoas que queiram entrar em contato com o “Bruxo Vamberto.”
Email- vambertobruxo@hotmail.com
Contato: (83) 8865-4349.
Por: Gerônimo “O Herói do Sertão”.
Home
»
Paraíba
»
Principal
»
Religião
»
Últimas Notícias
»
ENTREVISTA COM O UNICO "BRUXO" DA PARAIBA
Muito bom ,saber dessa capacidade de cuida da natureza vindo de pessoas de terreiros, muito bom mesmo saber.
ResponderExcluirParabens pelo trabalho que anos vc vem se dedicando meu amigo
ResponderExcluirE que a jurema sagrada lhe de muita forca e saude para vc continuar esta trajetoria tao linda
beijos e que oxala te proteja
TAL COMO A CIÊNCIA, A ARTE E A FILOSOFIA A RELIGIÃO É PARTE INTEGRANTE
ResponderExcluirE INSEPARÁVEL DA CULTURA HUMANA, E MUITO PROVAVELMENTE SEMPRE CONTINUARÁ SENDO.
APENAS NÃO ESTÁ HAVENDO O RESPEITO NECESSÁRIO ENTRE OS SEGUIDORES.
PARABÉNS BRUXO VAMBERTO CONTINUES SUA MISSÃO COM A INTEGRIDADE QUE TENS
EM TODOS OS SEUS FUNDAMENTOS.
MUITO AXÉ PARA VC E TODOS OS SEUS SEGUIDORES.
realmente conheço este bruxo e sei que ele fas açao social e ajuda a sua comunidade carrente . parabens pela entrevista
ResponderExcluirVERDADE PRECISAMOS SIM DE MAIS ESPACO PARA NOSSA RELIGIAO,E MAIS AINDA VINDO DESSA PESSOA MARAVILHOSA QUE É BRUXO VAMBERTO A PARAÍBA ESTA DE PARABÉNS.....
ResponderExcluirolha adorei sua entrevista tambem cultuo a naureza de todas suas formas e sei que o melhor jeito de vida e preservando a naturaze em pra limpar a poluiçao humana que cada um carrega tendo orgulho e dezequilibrio se dizendo espirita amo seu trabalho pai vamberto oxala te de sempre esta coragem e determinaçao amei bjus
ResponderExcluirBOA TARDE: A TODOS QUE PASSAM NA PÁGINA DESSA GRANDIOSA EDIÇÃO.
ResponderExcluirSOU SUSPEITO EM FALAR, DESSE GRANDE BRUXO E SACERDOTE. DE QUEM EU TENHO UM IMENSO ORGULHO DE SER SEU AMIGO E ADMIRADOR DOS SEUS TOQUES"GIRAS". PESSOAS ASSIM TÃO PERTO DA GENTE, CAUSAM INVEJA HÁ QUÉM FICA LONGE. UM FORTE ABRAÇO PAI, CONTA COM QUEM SEMPRE PODE CONTAR COM VOCÊ...
ÓTIMA
ResponderExcluirENTREVISTA VAMBERTO
ADOREI
MARINA
BJO00
GRANDE
bruxo, esta materia ficou otima, ao sou adepto mais admiro muito, os trabalhos dos umbandeiros. e por que voçe nao ver com este site uma pagina so para voçe. seria um bom espaço!
ResponderExcluirabraço para o pessoal do site.
julio lins
Parabéns amigo! graças a olodumare abri-se mais um porta na mídia paraibana, para que possamos expressar a nossa vivencia dentro das religiões de matriz africana, podendo assim continuar fazendo o nosso trabalho de apoiar, acolher e ajudar, as pessoas, independente de religião. POIS FAZEMOS O BEM , SEM OLHAR A QUEM!!!! AXÉ MUITO AXÉ
ResponderExcluirYya Jack de Oxum Opará
meus parabéns meu senhor por tudo q vc esta fazendo ñ só pra PARAIBÁ como por RIO GRANDE DO NORTE e muitos e etc..tambem com essa força a nossa religião nuncar vai ficar deszanparada não muito axé por senhor e pra nois todus !!!!
ResponderExcluirConheço Vamberto, mas deixemos uma coisa bem clara aqui, Bruxo/Bruxa, é quem faz parte de uma religião distinta, ou seja, a chamada "Wicca", que congrega os bruxos e bruxas, e para ser Bruxo/a, têm que ser iniciado/a nesta religião até atingir o grau de sacerdote Wiccano, que é chamado Bruxo. Apesar do termo bruxaria ter sido associado ao mal, mas hoje em dia vemos que isso é bem diferente, pelos trabalhos das bruxas e bruxos que conhecemos, a bruxaria é européia, as bruxas antigas vieram da Europa, principalmente de Portugal, nada tem haver com religiões afro-brasileiras, muito menos com as religiões afro-ameríndias como no caso da Jurema Sagrada. Vamberto é um excelente e responsabilíssimo JUREMEIRO, e sua iniciação foi na UMBANDA, para os orixás XANGÔ e YANSÃ. Orixá a pessoa nasce com ele não se muda, por isso Vamberto comete dois equívocos: o primeiro é dizer que ele é do Orixá EXU, o orixá dele é XANGÔ, e Orixá não se muda, o segundo é ele se intitular BRUXO, ele não é bruxo ele é JUREMEIRO, e um juremeiro de grande responsabilidade e importância para os cultos afro-ameríndios no Estado da Paraíba. Obrigado, e esclarecimentos feitos.
ResponderExcluirExatamente, conheço Vamberto das antigas mesmo, e ele não é bruxo, ele é juremeiro, bruxaria não faz parte nem da jurema nem da umbanda, e ele também não é de Exu não, ele é de Xangô e Inhançã, eu vi a obrigação dele na Umbanda. Verdade seja dita, e não criar falsos titulos para aparecer. Obrigado a todos.
ResponderExcluir