Políticia

Cat-2

Paraíba

Brasil

» » Catadores de resíduos sólidos recebem atenção da prefeitura para inclusão social

A Prefeitura Municipal de Santa Rita criou nesta segunda-feira (24) uma comissão intersetorial para apoiar e fomentar a criação de novos núcleos de catadores de resíduos sólidos no município como forma de inclusão social e empoderamento da categoria. A medida foi fruto de uma articulação entre a prefeitura, a Cooperativa dos Catadores e Catadoras de Reciclagem de Marcos Moura (Cooremm) e instituições parceiras, na sede da cooperativa.
A comissão intersetorial será formada por representantes da Secretaria de Agricultura, Infraestrutura e Comunicação Institucional e desenvolverá ações e estratégias para a formação de núcleos em outros bairros de Santa Rita que deverão fortalecer as atividades e iniciativas já desenvolvidas pela Cooremm.
Durante a reunião, a gerente executiva de Economia Solidária do Governo da Paraíba, Stella Pereira Leite elogiou a iniciativa da Prefeitura de Santa Rita em dialogar com a categoria, pois desde 2014 vem tentando buscar entendimentos para viabilizar convênios com recursos federais para o fomento da atividade no município.
Ela lembrou que por conta do fechamento dos lixões, o Ministério Público e as universidades solicitaram um apoio aos catadores de resíduos e nesse sentido, o Governo Federal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Humano do governo estadual, vai desenvolver um convênio com alguns municípios, entre eles, Santa Rita.
O convênio vai trabalhar com três eixos: Identificação, cadastramento e formação de 1.800 catadores que exploram a atividade de forma avulsa e individual; Estruturação física com a aquisição de equipamentos para o beneficiamento do resíduo e Implantação da Coleta Seletiva em 10 municípios.
Segundo a executiva, o convênio vai contemplar 30% de catadores organizados e 70% de catadores em situação de vulnerabilidade extrema. E Santa Rita deve aderir ao projeto até o final do próximo mês.
«
Próxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Sobre Jacy Mendonça

Filho de Santa Rita, radialista do programa Jornal 100.5 Notícias na 100.5 FM.

Nenhum comentário

Leave a Reply

Caderno de Esporte

Entretenimento

Mundo

Cat-5

Cat-6