Políticia

Cat-2

Paraíba

Brasil

» » Ao vivo: TSE vota ação contra chapa Dilma-Temer nesta sexta-feira

Ao vivo: julgamento da chapa Dilma-Temer no TSESegue a votação da ação que julga a campanha vitoriosa de Dilma Rousseff (PT) e Michel Temer (PMDB) no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Até o momento já votaram dois ministros: o relator, Herman Benjamin, pela cassação; Napoleão Nunes Maia, pela absolvição. Benjamin pediu a cassação da chapa por abuso de poder político e econômico e uso de dinheiro ilícito. Este é o quinto dia do julgamento mais importante da história do tribunal, que pode retirar Temer do cargo, embora esta não seja a tendência – dos sete ministros, quatro se mostraram favoráveis à retirada das delações da Odebrecht e dos marqueteiros da campanha, o que fragiliza a denúncia e pode levar à absolvição da chapa. O julgamento foi retomado às 15h, com os demais ministros votando na seguinte ordem: Admar Gonzaga, Tarcísio Vieira de Carvalho, Rosa Weber, Luiz Fux e o 

Acompanhe a sessão do TSE nesta sexta-feira:

17:01 – Admar continua lendo o seu voto: “O colegiado não deu carta branca para apurar fatos sem relação direta com o pedido. Não levarei em consideração o que foi apurado a partir de 1º de março deste ano”.

17:00 – Um olho em 2015
Assim como o relator Herman Benjamin citou as argumentações de Mendes em julgamento no TSE de outubro de 2015, Admar usou o voto da ex-ministra Maria Thereza de Assis Moura que, na época, defendeu o arquivamento dos processos contra a chapa Dilma-Temer.
“Entendo que não há espaço para que interpretação possa, por mais bem intencionado que seja, incluir outras formas de abuso”
Ministro Admar Gonzaga

16:52 – “Eu não merecia”
Indicado por Temer para o cargo no TSE, Admar afirmou que “não merecia” ter sido constrangido com o pedido de impedimento. “Tenho saber jurídico e conduta ilibada. Não vão me constranger”.

16:47 – Gilmar Mendes x MPE, parte 3
Gilmar Mendes ainda não engoliu o pedido de suspeição do MP contra o ministro Admar.
“É preciso que as pessoas tenham noção e não meçam as pessoas pela sua própria medida”, disparou Gilmar contra o vice-procurador, que reagiu: “Eu não aceito a crítica. E o MP não é réu nessa ação”.
O presidente do colegiado, então, anunciou que irá entrar com uma ação contra a procuradoria eleitoral.

16:42 – O senhor não
“Vossa excelência nunca pode ser chamado de ministro frouxo”
Ministro Admar Gonzaga, referindo-se ao presidente do TSE, Gilmar Mendes

16:38 – Placar
Napoleão profere seu voto, rejeitando por completo as quatro ações pedidas pelo PSDB, entre outubro de 2014 e janeiro de 2015. “Em face disso, a ideologia garantista, a meu ver, tem neste julgamento uma perfeita oportunidade para sua afirmação. Vou divergir do voto do relator, pela improcedencia total dos pedidos formulados nas quatro ações penais, portanto, votou pela absolvição.
1A favor
1Contra


«
Próxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Sobre Jacy Mendonça

Filho de Santa Rita, radialista do programa Jornal 100.5 Notícias na 100.5 FM.

Nenhum comentário

Leave a Reply

Caderno de Esporte

Entretenimento

Mundo

Cat-5

Cat-6