Políticia

Cat-2

Paraíba

Brasil

» » Candidato 'surta' e foge da sala com prova do Enem nas mãos antes do horário permitido, diz Inep









O candidato Wisses Bernardo Pinheiro de Souza, que participava do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) fugiu com o caderno de provas, no domingo (5), antes do horário permitido, em Senador Canedo, na Região Metropolitana de Goiânia. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o jovem “surtou” depois de pedir aos aplicadores explicação para uma das questões.
Conforme nota enviada pelo Inep ao G1, o fato ocorreu por volta de 17h05, mais de uma hora antes do horário em que era permitido sair da sala de aplicação com o caderno de provas - 18h30. O órgão afirmou que o caso configura um “descumprimento das regras do edital” e não caracteriza vazamento.
“O candidato surtou por conta de uma questão, queria que os aplicadores explicassem o quesito. Ao ser levado para a coordenação, insistiu na explicação. No momento que foi informado que seria eliminado, fugiu com a prova e com o cartão resposta”, diz o comunicado.
G1 entrou em contato por email, ainda no domingo, com Inep, que informou, por telefone, que o candidato foi eliminado, que a situação é inevestigada pelos órgãos competentes, mas que não vai divulgar mais detalhes sobre o caso.
O G1 entrou em contato às 11h45 desta segunda-feira (6), por telefone e email, com a Superintendência Regional da Polícia Federal em Goiás, e aguarda um poscionamento da corporação.
Segundo apuração do G1, o nome "Wisses Bernardo Pinheiro de Souza" aparece em uma lista de aprovados no concurso para o cargo de trabalhador nos serviços de coleta da Companhia Municipal de Urbanização de Goiânia (Comurg), realizado em 2009. No entanto, não há a confirmação do Inep, se trata-se da mesma pessoa.
A assessoria de imprensa da Comurg informou, por meio de nota ao G1, que o "Wisses" que aparece na lista de aprovados do concurso tomou posse, mas foi demitido no dia 14 de fevereiro de 2011, menos de dois anos após tomar posse.

Provas

As provas começaram pontualmente às 13h30, meia hora após o fechamento dos portões, às 13h. A aplicação do exame foi até as 19h, por conta da redação. Segundo o Inep, mais de 150 mil goianos fizeram as provas de domingo. O número representa 68,7% do total de inscrições no estado, de quase 220 mil pessoas.
Os candidatos que fizeram o exame em Goiânia afirmaram que a maior dificuldade das provas foram os longos enunciados das questões. No entanto, a maioria dos ouvidos pelo G1 elogiou o tema da redação, "Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil".
A pedagoga Valéria Assunção, de 32 anos, disse que achou a prova longa e com enunciados muito grandes. Sobre a redação, ela disse que ficou surpresa e esperava outro assunto, mas aprovou o tema escolhido.
"A prova de português é muito cansativa, cada pergunta tem um texto de quatro parágrafos para ler, então chega uma hora que você está até zonzo já. Sobre a redação, foi uma surpresa, esperava algo sobre homofobia, mas foi um bom tema", opinou.
Após forte chuva que caiu na capital goiana, candidatos chegam para o primeiro dia de provas do Enem  (Foto: Vitor Santana/G1)Após forte chuva que caiu na capital goiana, candidatos chegam para o primeiro dia de provas do Enem  (Foto: Vitor Santana/G1)Após forte chuva que caiu na capital goiana, candidatos chegam para o primeiro dia de provas do Enem (Foto: Vitor Santana/G1)

«
Próxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Sobre Jacy Mendonça

Filho de Santa Rita, radialista do programa Jornal 100.5 Notícias na 100.5 FM.

Nenhum comentário

Leave a Reply

Caderno de Esporte

Entretenimento

Mundo

Cat-5

Cat-6