Políticia

Cat-2

Paraíba

Brasil

» » 'Eles estão realmente surdos', aponta artigo de Adriana Bezerra sobre surpresa do próprio MEC com tema do Enem









A jornalista Adriana Bezerra, diretora de jornalismo do Sistema Arapuan de Comunicação, blogueira e comentarista do programa Paraíba Verdade (Arapuan FM), publicou em seu blog (adrianabezerra.com.br) artigo onde expõe a surpresa demonstrada pelo próprio ministro Mendonça Filho, titular do MEC, com o tema da edição deste ano do Enem, que abordou política de inclusão para surdos. Veja:
Enem revelador: eles estão realmente surdos! 
O tema da redação do Enem pegou muita gente de surpresa – de alunos pouco inspirados a professores de cursinhos, que falharam na missão mãe Dinah de prever o que o Ministério da Educação estava planejando para a edição deste ano.
Eles têm razão da estranheza.
Nada, no front, denunciava que o Ministério da Educação iria se debruçar sobre políticas de inclusão.
Aliás, nem os andares mais altos do MEC previram.
Se tivessem feito, teriam mais do que inércia e promessas para apresentar a um País convidado a olhar para o nada ensurdecedor que prospera nas políticas de inclusão.
A impressão no day after da prova é realmente que o Enem mexeu no que não deveria.
Uma impressão reforçada pelo ministro Mendonça Filho ao demonstrar, por claras vias transversas, que até ele foi pego no contrapé.
Pois o Enem revelou, com sua provocação semântica, que eles (Governo, MEC e correlatos) estão realmente surdos.
Instado a se pronunciar sobre as políticas de inclusão, Mendonça acabou revelando, por exemplo, que essas políticas são articuladas por um baço acessório do estafe federal (o Instituto Nacional de Educação de Surdos, que funciona no Rio de Janeiro).
Ele ainda se expôs, miseravelmente, ao anunciar apoio a formação de professores para educação de surdos – uma das ações previstas na Base Nacional Comum Curricular para ampliar a acessibilidade de surdos e que, na gestão Mendonça Filho, não saiu nem de muletas do papel.
Sugestão para o MEC: dez para todo mundo que conseguiu produzir vinte e cinco linhas sobre as não ações de um governo surdo às demandas dos portadores de necessidades especiais.


«
Próxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Sobre Jacy Mendonça

Filho de Santa Rita, radialista do programa Jornal 100.5 Notícias na 100.5 FM.

Nenhum comentário

Leave a Reply

Caderno de Esporte

Entretenimento

Mundo

Cat-5

Cat-6