Políticia

Cat-2

Paraíba

Brasil

» » Temer enfrenta xadrez de cargos para aliados por reforma da Previdência; semana é decisiva, diz Maia








Depois de uma semana inteira de folga, justificada pelo feriado da última quarta-feira (19), deputados e senadores voltam ao trabalho divididos em duas frentes: a dos que topam aprovar a reforma da Previdência – desde que o presidente Michel Temer dê como contrapartida outra reforma, a ministerial; e a dos que pretendem fazer o que estiver ao alcance para impedi-la. Temer se reuniu com deputados durante todo o fim de semana e, com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), teve ao menos duas reuniões.
O peemedebista sabe que, caso queira viabilizar suas prioridades na pauta do Congresso, deve acomodar aliados diferentes na máquina governamental e realinhar sua base de sustentação, já um tanto irritadiça, e isso há menos de um mês para o final do ano legislativo.
Apoiador da política reformista de Temer, Maia resumiu o que vem pela frente no que diz respeito à reforma do sistema previdenciário. “As duas próximas semanas são decisivas”, sentenciou o deputado, com discurso de alarme sobre as contas públicas.
“Não temos um terceiro caminho. Ou aprovamos a reforma da Previdência e resolvemos o desequilíbrio das contas públicas, ou teremos a volta da inflação. Aí, os mais prejudicados serão os mais pobres, que não conseguem se defender da inflação elevada. Os deputados precisam discutir isso”, acrescentou Maia, que parece ter deixado para trás as recentes broncas com a cúpula do PMDB e a irritação com os rumos da aliança do DEM com o Planalto.
As declarações de Maia foram dadas ao jornalista Valdo Cruz (GloboNews), por meio de seu blog no G1, depois da reunião entre o deputado e o presidente neste sábado (18). A reportagem adiantou que o fim de semana foi especialmente usado por Temer para definir os termos da reforma ministerial. O avanço na pauta, como se sabe, depende da qualidade e do alcance da redistribuição de cargos e ministérios que Temer pretende executar o quanto antes.
«
Próxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Sobre Jacy Mendonça

Filho de Santa Rita, radialista do programa Jornal 100.5 Notícias na 100.5 FM.

Nenhum comentário

Leave a Reply

Caderno de Esporte

Entretenimento

Mundo

Cat-5

Cat-6