Políticia

Cat-2

Paraíba

Brasil

» » Estação de trem na Cidade Velha de Jerusalém terá nome de Donald Trump







TEL AVIV — Autoridades israelenses planejam dar o nome do presidente dos EUA, Donald Trump, a uma nova estação de trem no coração de Jerusalém. O ministro dos Transportes, Yisrael Katz, disse à imprensa local que o objetivo é homenagear o chefe da Casa Branca pela sua decisão de reconhecer a cidade sagrada como capital de Israel. A medida polêmica gerou críticas internacionais e ameaça o processo de paz com os palestinos.
A estação de trem Donald John Trump deverá ser construída no bairro judeu da Cidade Velha de Jerusalém, por onde passam milhares de fiéis e turistas diariamente. Este é o lar do Muro das Lamentações, ou Muro Ocidental, uma construção remanescente do monte em que o Templo Sagrado se encontrava e onde estava o Santo dos Santos — o local mais sagrado para o judaísmo. Os judeus acreditam que essa é a localização da pedra fundamental de onde o mundo foi criado, e onde Abraão se preparou para sacrificar seu filho Isaque.
A nova estação fará parte de uma extensão ferroviária da linha que liga Tel Aviv a Jerusalém. Segundo Katz, trata-se do atual projeto nacional mais importante para os transportes e os seus custos são avaliados em US$ 720 milhões, segundo a imprensa local.
Com apoio da base evangélica americana, a decisão de Trump de reconhecer Jerusalém como capital de Israel foi reprovada quase de forma unânime pela comunidade internacional. Muitos líderes haviam alertado ao presidente americano que a decisão de reconhecer Jerusalém como capital israelense e transferir a embaixada americana à cidade sagrada poderia travar as conversas de paz na região.
Enquanto os palestinos querem o leste de Jerusalém como a capital de um futuro Estado, Israel vê toda a cidade como sua capital, após tomar o controle da parte oriental durante a Guerra dos Seis Dias, em 1967. Várias resoluções da ONU reafirmam a necessidade de acabar com a ocupação na região e pediram ao governo israelense para se retirar do território tomado durante a guerra.
O Globo 
«
Próxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Sobre Jacy Mendonça

Filho de Santa Rita, radialista do programa Jornal 100.5 Notícias na 100.5 FM.

Nenhum comentário

Leave a Reply

Caderno de Esporte

Entretenimento

Mundo

Cat-5

Cat-6