Políticia

Cat-2

Paraíba

Brasil

» » Secretária de Saúde diz que crise aumentou pacientes do SUS; 'cortaram os planos'

A secretária adjunta de Saúde João Pessoa, Ana Geovana, esteve presente na Câmara de Vereadores para prestar esclarecimentos a respeito da pasta, e destacou que a crise aumentou o número de pessoas que passaram a procurar o SUS: "foram 3500 no carnaval".
De acordo com a adjunta, a rede municipal já segue um padrão de distribuição de medicamentos, porém esse número aumentou com a polarização das farmácias, além do incremento da demanda. "Não sei se por conta do encurtamento da renda da pessoas, quem não era usuário do SUS está sendo e o gasto, não só com assistência, mas medicamentos aumentou bastante", disse.
Para a secretária, a prova disso foi o carnaval que contou com 3500 atendimentos nas redes de UPAs. "As pessoas têm a visão para cortar as coisas que não estão usando, então não está doente, corta o plano e a rede do SUS fica abarrotada", explicou.
Máquinas de hemodiálise
De acordo com a secretária, a previsão para que as máquinas comecem a operar é abril. Paradas há cinco anos, Ana explicou que a compra foi feita sem planejamento de funcionamento e não havia corpo clínico.
Ana afirmou que a instalação não foi priorizada, pois haviam outras coisas que demandavam mais atenção e não havia nenhum paciente que necessitasse deste tratamento desassistido. Questionada a respeito de quanto a prefeitura gasta para fazer a hemodiálise em serviços particulares, ela afirmou que não tinha os números 'de cabeça'. 

Redação
«
Próxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Sobre Jacy Mendonça

Filho de Santa Rita, radialista do programa Jornal 100.5 Notícias na 100.5 FM.

Nenhum comentário

Leave a Reply

Caderno de Esporte

Entretenimento

Mundo

Cat-5

Cat-6